quinta-feira, 29 de maio de 2014

SEMENTES DO BEM


Olá! A paz do Senhor! Como vocês estão? Bem? Espero que sim :)

 Bom, hoje vamos refletir sobre uma das leis mais certas das nossas vidas: “Tudo que o homem semear, isso também colherá”. Imagine que quando você vem a terra Deus coloca várias sementes em suas mãos. Sementes estas, que você poderá plantar onde quiser, mas que isto implicará em todas as áreas da sua vida. Muitas vezes podemos plantar amizade e amor na vida de certas pessoas, mas podemos também plantar inimizades e ódio na de outras. Geralmente quando falamos em “plantar e colher” pensamos logo em nosso futuro, mas este ato está mais presente em nossas vidas do que imaginamos.

Todos têm sonhos, e a realização destes não depende só de Deus, mas de nós também... Se você quer ser um advogado, ou médico, ou engenheiro, por exemplo, não deve cruzar os braços e contar com ajuda de Deus na hora da prova, porque Deus é acima de tudo justo, e Ele ajudará quem se esforçou para alcançar este sonho. Se você semeou o esforço, colherá o sucesso, certamente.

 Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Gálatas 6:7-9 

Por isso, devemos pedir sabedoria de Deus para semear coisas boas para nossas vidas e também na vida do nosso próximo. Gentileza gera gentileza, amor gera amor, respeito gera respeito. Muitas vezes plantamos, que nem percebemos... Por exemplo: Hoje um amigo seu precisou de uma palavra de conforto, de um abraço, e você o ajudou, amanhã se você precisar saiba que ele estará lá com você. Não se canse de fazer/semear o bem, saiba que Deus está SEMPRE com você e que no tempo certo colherás. Semeie a fé, o amor, o respeito, a gentileza, semeie Jesus... Amém?!

 Fiquem na paz! : ) 
terça-feira, 27 de maio de 2014

O MINISTÉRIO DE PASTOR 


No Novo Testamento o pastorado não é um cargo ou ofício. Trata-se de uma atividade ou função desenvolvida por bispos e presbíteros, que eram os oficiais da Palavra e da administração/supervisão da igreja.

Um texto bastante elucidativo é Atos 20.17, 28:

De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja. [...] Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

A consagração, separação ou ordenação para o "cargo" ou "ofício" de pastor é uma construção e tradição que se incorporou na igreja ao longo da história. 

Para compreender a presente abordagem histórico-teológica, acesse os links abaixo: 



Em termos práticos, espera-se de uma pastor:

- Que alimente as ovelhas
- Que proteja as ovelhas
- Que dirija as ovelhas
- Que cure as ovelhas
- Que ame as ovelhas

O pastor precisa investir tempo junto às ovelhas. Não deve ser pastor só do púlpito.

O Salmo 23 é um excelente exemplo do que se espera de um pastor compromissado com o seu trabalho, com as ovelhas que estão sob os seus cuidados.
sábado, 24 de maio de 2014

QUEM VOCÊ É PARA JULGAR OU CRITICAR OS OUTROS


INTRODUÇÃO: Texto: Tiago 4:11-12
1.   Criticar, difamar e julgar desvaloriza e despreza os outros.
2.  Criticar, difamar e julgar aos outros despreza e desvaloriza a lei.
3.  Criticar, difamar e julgar aos outros desonra e desrespeita a Deus.                                                                                                                                                                                                                              I. BIBLICAMENTE, FALAR MAL DOS OUTROS É TRANSGRESSÃO DA LEI DIVINA – Tiago 4:11
1. Criticar, caluniar, fofocar, difamar e julgar foi decretado por Deus ser errado deste a antiguidade: Pv. 16:28.
2. Criticar, caluniar, fofocar, difamar e julgar leva pessoas à perdição, isso foi declarado por Jesus em Seu primeiro sermão: Mateus 7:1; 12:37.
3. Criticar, caluniar, fofocar, difamar e julgar ignora e despreza o mandamento de Deus.

II. BIBLICAMENTE, FALAR MAL DOS OUTROS É PECADO GRAVÍSSIMO – Tiago 4:11
1. Crítica construtiva não existe na mente de Deus, apenas na mente daquele que quer justificar seu espírito crítico.
2. Criticar para ajudar é uma ilusão tão grande que a Bíblia diz que falar mal do irmão é a mesma coisa que falar mal da lei, que é perfeita.
3. Criticar é o ato de colocar-se como Juiz, juiz da lei, ignorando que a atitude certa é ser observador da lei, a qual ordena não falar mal dos irmãos da fé.

III. BIBLICAMENTE, FALAR MAL DOS OUTROS É TOMAR O LUGAR DE DEUS – Tiago 4:12
1. Satanás falou mal de Deus no Céu e enganou a terça parte dos anjos, falou mal de Deus na Terra e enganou 100% dos seres humanos; quem fala mal dos outros promove a obra de Satanás até na igreja.
2. Satanás quis o lugar de Deus e foi expulso do Céu; os que criticam, difamam, etc. tentam usurpar o lugar de Deus, o Legislador e Juiz. Estes, não serão expulsos de lá, pois perecerão sem nunca pisar em solo celestial.
3. Satanás tem adeptos em todos os lugares, fora e dentro da igreja. Porém Deus, com objetivo de te salvar, colocando-te em teu devido lugar, te pergunta: “Quem és tu, que julgas o próximo? ”

CONCLUSÃO:
1. O objetivo divino de inspirar o apóstolo Tiago a escrever contra a crítica é te conscientizar de que deves parar de julgar, difamar, ou seja, falar mal dos outros.
2. O objetivo de Satanás de destruir às pessoas pela crítica deve ser substituído pelo objetivo de Deus de restaurar as pessoas com palavras positivas, esperançosas e cristocêntricas.
3. O objetivo de Deus em te alertar é que Ele visa te salvar das obras de Satanás a fim de que sejas um instrumento dEle na obra de salvar pessoas, assim também te salvarás.

APELO:

1. Preste atenção às palavras da revelação de Deus por meio de Tiago.                                                       2. Pare de difamar, criticar, acusar, caluniar, julgar, fofocar, pois tudo isso é obra do diabo.                       3. Peça a Cristo Seu perdão e experimente a restauração; assim trocarás a crítica do diabo pela prática da mensagem de (Tiago 4:9-10).

O QUE VOCÊ QUER AFINAL?

segunda-feira, 19 de maio de 2014

O QUE VOCÊ QUER, AFINAL?




Olá :)
Como anda sua vida? Muitos compromissos? Correria? Stress?

Digamos que passei por isso recentemente, um milhão de coisas para fazer e me preocupar, planos, projetos para por em prática, sem tempo para nada... sem tempo para Deus... e quando fui perceber Ele não passava de um "conhecido" para mim...

Forte não? Deus se tornar um mero conhecido, tipo aquela pessoa que você encontra, dá um oi, tudo bem?
E já não sabe mais como continuar a conversa, porque você não a conhece ou não tem intimidade suficiente para conversar, fazer perguntas ou contar suas coisas. Aí fica aquele clima sem graça e você acaba arrumando uma desculpa, tipo, "Ahh preciso ir ali ou Hum! acho que fulano tá me chamando" e "vaza" rs

A nossa intimidade com uma pessoa, depende do tempo e disposição que dedicamos a ela!
Então quanto tempo você tem dedicado a Deus?

Tudo começa, quando você deixa que pessoas e outras coisas tomem o seu tempo com Ele... Em um dia você deixa de ler seu devocional diário, por estar com muito sono ou por ter chegado tarde demais em casa ou simplesmente por ter esquecido; No outro dia você começa a fazer orações mais curtas; no outro troca um culto por uma "dor" de cabeça ou simplesmente porque não quer ir, por preguiça... Até que chega um dia que você percebe que não está mais lendo a bíblia, não está mais orando e não está frequentando a igreja.

O que fazer quando isso acontece?

Bom, não vou dizer que é fácil... mas não é impossível. Comece caindo na real rs
Porque, não sei o que te fez se afastar, mas sei quem pode te fazer voltar, Jesus!
Nada, nada, repito nadaaa nesse mundo vale a pena se deixarmos o principal de nossa vida, que é nossa comunhão com Deus.

O mundo é cheio de armadilhas e essas ciladas não parecem ciladas rs
Todo dia nos é oferecida a escolha, servir ao mundo ou servir a Deus... e não adianta você vir com a desculpa de "só hoje", porque você sabe e eu sei, Deus sabe, que não vai ser só hoje... o pecado é viciante e cabe a você o primeiro passo para se livrar dele.

Escolha, Decida. O que você quer? Seja sincero, porque as pessoas veem seu exterior, mas Deus conhece seu coração.

Deus abençoe!
domingo, 18 de maio de 2014
 
“Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos” Oséias 4.6
Esta geração vive uma realidade baseada na bíblia? Muitos não.

 
As pessoas que estão dentro da igreja, preste atenção, estar dentro da igreja não significa ser igreja. Recapitulando, aqueles que estão dentro da igreja, estão mais preocupados com sua reputação, em ser aceito pela sociedade, do que pregar o verdadeiro evangelho.

 
A diferença entre um verdadeiro cristão é que ele não quer as iguarias de satanás e não quer colocar uma máscara de crente, mas ele busca se aperfeiçoar na verdade, ele está procurando acertar, ele entende que a doutrina da sua igreja deve ser respeitada porque do contrário ele está em rebeldia, ele não quer estar no mesmo patamar de fé, mas ele quer crescer em conhecer ao Senhor, ter experiências com Ele e ser transformado de glória em glória.
 
 
Estamos na sociedade, no mundo, mas não podemos mais fazer parte deste mundo, nem podemos nos adaptar conforme as ofertas. Não quebre seus princípios, não deixe a sociedade te afogar na imundícia, não seja um crente meia boca, mas busque a excelência em Deus.
“Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca” Apocalipse 3.16
O pior crente é o morno, ele não é frio e nem quente, por isso não saí da zona de conforto. O frio está procurando conhecer a Deus e se encher dEle, o quente é aquele que quer o ardor do fogo do Espírito Santo continuamente e está focado em Cristo Jesus, e por fim, o morno é o religioso, acha que conhece a Deus, sabe tudo da palavra, mas está cego espiritualmente e não busca ser tratado por Deus porque dói.
 

Qual crente você é?
 
 
Que Deus venha te despertar e renovar sua mente, dê espaço para Ele te moldar e transformar sua vida espiritual apática em uma vida espiritual sadia.
 
 

Busque a face de Deus e certamente você encontrará, que Ele te abençoe.
sábado, 17 de maio de 2014
 QUEM É VOCÊ?

 Você já se observou? É talvez uma das atitudes mais difíceis, pois existem aqueles que não se aceitam por fora e outros que não se aceitam por dentro. Mas esse olhar crítico é importante porque aceitar a si é conviver bem com suas qualidades e imperfeições e tudo isso está intimamente ligado à nossa infância. A educação infantil é fundamental para a estruturação da personalidade e fortalecimento do caráter, que não se confundem, segundo a Teoria da Personalidade. Enquanto este é inerente ao nascimento do ser, aquela é fruto das experiências adquiridas ao longo da existência, daí a importância da formação adequada da criança, principalmente no lar, cabendo aos pais a responsabilidade de passar segurança, confiança, alto-estima, propiciando-lhe um ambiente harmonioso, permitindo ao educando a absorção positiva desses ensinamentos, que o auxiliarão por toda a vida. Pais inseguros, desajustados, egoístas, tendem a ter filhos com complexo de inferioridade acentuado, o que afeta a sua vida futura, pois se sentem impotente para enfrentar os desafios.
            Quantas pessoas não gostariam de batalhar por uma promoção? Outras que se sentem "menos" do que colegas de trabalho, amigos, levando-as ao isolamento, por se sentirem impotentes. Isto ocorre porque faltou a elas a estrutura básica, que deveria ter sido adquirida na infância, através de atitudes, exemplos e reações seguras e adequadas por parte dos pais.
             É comum ouvirmos frases como "filho deveria vir com Manual de Instruções", como a dizer que não existe um roteiro seguro, infalível a seguir  no processo de formação e educação infantil. O casal toma a decisão de ter filhos e é aqui o primeiro passo(o mais importante) para entregar à vida filhos saudáveis, do ponto de vista mental. O planejamento familiar é fundamental, pois um filho afeta a vida do casal em vários sentidos: econômico, intimidade, responsabilidade, dedicação etc. Existem casais que se preocupam exageradamente com a saúde física, se esquecendo do lado emocional da criança. 
            Uma pessoa fisicamente saudável, que apresenta desequilíbrio emocional mais acentuado, enfrentará grandes barreiras no amor, no trabalho, no convívio social como um todo. Entretanto, uma pessoa com alguma deficiência física poderá obter sucesso, se apresentar as suas emoções e sentimentos equilibrados. Tudo é uma questão de mente sã.
            O médico psiquiatra Alfred Adler foi quem denominou esse transtorno emocional como "complexo de inferioridade, sentimento esse capaz de tornar impotente o ser para solucionar os problemas, fazendo-o sentir-se fracassado - é a baixa-estima- que afeta milhares de pessoas, que se retraem em vários momentos da vida.
             E vem a pergunta: o que fazer? A resposta não é simples, pois não existem fórmulas milagrosas para se aplicar na educação. Acreditamos que aos pais cabem o dever de amar, dar o bom exemplo, dentro e fora de casa, respeitar o seu lar e a todos que estão ao seu redor. Não delegar a educação é outro ponto fundamental, pois há pais que passam a função indelegável à empregada, à escola, à TV e se surpreendem quando o adolescente não aceita mais a autoridade dos pais. Nós colhemos aquilo que plantamos, essa é uma das leis mais poderosas e verdadeiras do Universo. 
             Retornando à pergunta inicial: Quem é você? Essa indagação fez-me lembrar de Sócrates, que como o Cristo, também foi um divisor da história (da Filosofia Antiga). Com ele novas concepções sobre a verdade e o conhecimento surgiram, contrariamente os seus colegas, que buscavam o porquê das coisas. Não fosse a dedicação de Platão, seu discípulo mais próximo, não teriamos tomado conhecimento de suas ideias, porque ele não se preocupou em escrever, assim como o Cristo. E a inscrição existente no portal de entrada do Templo de Delfos serviu para inspirá-lo a edificar a sua filosofia:"Conhece-te a ti mesmo". Essa é a chave da felicidade, do sucesso e da paz interior que buscamos há muito tempo. Conhecer-se é um trabalho de introspecção, em que o indivíduo busca as suas qualidades e atributos negativos, elaborando, a partir daí, metas para o autoaperfeiçoamento. Sócrates dizia que deveriamos pensarmos menos nas coisas e nos ocuparmos mais com a nossa pessoa. E é verdade, pois na correria do dia a dia, na busca desenfreada em ter, esquecemos de ser. Estamos perdendo, aos poucos, a nossa identidade individual, para adotar uma coletiva, que se preocupa mais em ter, fruto da contaminação implacável da mídia. Estamos nos transformando em seres conduzidos; já não pensamos tanto. Pagamos para que outros pensem por nós, para que falem por nós. Por isso essa multidão, essa massa desorientada, sem norte, que aceita pacificamente padrões de beleza, de saúde, de relacionamento.
             O resultado disso? Ainda é prematuro levantar uma tese a respeito.

              Mas se você tem filhos ou pretende tê-los, pense nisso. O diálogo é a ponte entre a ignorância e a educação e podemos começar já.
sexta-feira, 16 de maio de 2014

SIGA-ME 

"Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me" Lucas 9.23
A paz galera.
Compartilho com vocês algo que Deus ministrou em meu coração, uma breve reflexão.
No versículo que citei, fica claro que Jesus falava sempre com todas as pessoas e orientava a cerca da vontade de Deus. Ouça o que Ele fala pra você hoje e agora.
Acompanhar-me: Jesus ensinava nas sinagogas, pregava o evangelho, curava e libertava o povo. Andar lado a lado com Jesus é estar com Ele em qualquer lugar e com qualquer pessoa.
Negue-se a si mesmo: deixe na cruz os seus desejos carnais e temporais. O Reino de Deus precisa de pessoas que matem o seu “eu” para que outros possam viver, que deixem para trás muitos sonhos para viver os sonhos de Deus, que lancem no altar as suas mazelas e se tornem pessoas com caráter de Cristo, resplandecendo a glória de Deus.
Tome diariamente a sua cruz: "Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará" Lucas 9.24 – Na cruz do calvário Ele morreu, por mim e por você Ele carregou a cruz, foi humilhado, blasfemaram e zombaram dEle.  A cruz tinha o peso dos pecados de toda a humanidade, Ele morreu, ressuscitou, hoje vive e está assentando a direita de Deus Pai. A cruz nos dá a dimensão de eternidade.
Siga-me: seja discípulo de Jesus. Se você acompanhar, se auto negar e carregar a cruz, consequentemente você estará sendo discípulo de Jesus.
Não tem nada melhor do que andar com Ele, de se negar, carregar a cruz por amor a Ele e ser discípulo dEle. O caminho de Deus é perfeito, a Tua palavra é lâmpada para os pés, Ele é refrigério, Ele é o escudo daqueles que nEle se refugiam, o Senhor é bom, Ele é poderoso, Ele é justo, soberano, tremendo, majestoso...
Deus é Deus, que Ele te abençoe.
terça-feira, 13 de maio de 2014

SERVIR! EIS NOSSA FUNÇÃO NO REINO

“Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus. Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: "Senhor, vais lavar os meus pés? "Respondeu Jesus: "Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá". Disse Pedro: "Não; nunca lavarás os meus pés". Jesus respondeu: "Se eu não os lavar, você não terá parte comigo" João 13.1-8
  
Em João 13, podemos ler a passagem onde Jesus lava os pés dos discípulos e humildemente os seca. Nessa época as pessoas usavam sandálias, não havia asfaltos e elas não possuíam muita higiene, ou seja, a atitude de Jesus era de amor e ensinamento para que todos lavassem os pés uns dos outros.

O maior exemplo de serviço que temos é o de Jesus. Ainda o Apóstolo Paulo declara em Filipenses 2.7a que Jesus se esvaziou e tomou a forma de servo.
Que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!” Filipenses 2.6-8

Servir é compreender que a obra é de Deus e que somos apenas instrumentos como diz em Marcos 10.43: “Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo”.

Para andar como Jesus andou e servir ao próximo como Ele serviu, precisamos apenas de 3 coisas: um pé sujo, uma bacia com água e uma toalha. Este é o maior ensinamento de Deus para as nossas vidas.

O amor ao próximo não nos permite olhar para o outro com os pés sujos e permanecemos em nossos lugares sem fazer nada, aconchegantes e confortáveis com a nossa posição. Amar o próximo é se sujar para que o outro esteja limpo, para que o outro seja curado, liberto e restaurado. O evangelho produz vida para aquele que ouvi e morte para aquele que proclama a salvação, é esvaziar-se de si para que o outro tenha o pão vivo que desce dos céus, é matar a sua carne para que outro tenha vida.

Jesus se doou por toda humanidade na cruz do calvário, Ele disse: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice” Lucas 22.42a, porém Ele matou o seu “eu” para que hoje pudéssemos ter vida em abundância. Ainda na cruz, Jesus pregou com sua atitude o verdadeiro discipulado, negar-se a si para produzir vida.