VAI TER COM A FORMIGA!!!!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Deus não abençoa pastores preguiçosos
Renato Vargens
Ouvir alguns dos nossos pastores pregando é um verdadeiro desafio. Senão bastasse o constante atentado ao vernáculo, suas mensagens estão repletas de expressões de chavões. É comum em meio às pregações ouvirmos: “Este varão é canela de fogo. Aquela irmãzinha que caiu no rétété. Deus desenrolou o mistério pro vaso? Eita manto, né? Não dá mole não que o chicote queima irmão! Ah! graças a Deus que eu conquistei a minha rebeca! Sim, porque jovem solteiro é treva, irmão! Tá amarrado! A abençoada é uma jovem crente! Consegui fugir dessa Jezabel que era laço! Julgo desigual não vale! É benção. Misericórdia! Oh glória! Somos cabeça, não cauda. Determine a benção! Quando eu era do mundo... Queima! Geração apostólica. Amém ou não amém?"Pois é, em pregações deste tipo, se gasta muito mais tempo usando os jargões evangélicos do que se proclamando a Palavra de Deus. Na verdade, boa parte dos pastores demonstram ao longo da aplicação da mensagem um completo despreparo teológico, optando assim escancaradamente pelo uso invariável de chavões.Isto posto, é impossível não nos lembrarmos de homens como o Dr. Martin Lloyd-Jones. Nos cultos que pregava, centenas de pessoas eram atraídas pela pregação expositiva da Palavra de Deus. O doutor, como era chamado, levava muitos meses, até mesmo anos, a expor um capítulo da Bíblia, versículo por versículo. Os seus sermões muitas vezes duravam entre cinqüenta minutos e uma hora, atraindo muitos estudantes das universidades e escolas em Londres que encantados ficavam com a pregação do evangelho.Vale a pena lembrarmos daquilo que o reformador francês João Calvino costumava dizer quanto a Palavra de Deus. “A Escritura é a fonte de toda a sabedoria, e os pastores devem extrair dela tudo aquilo que expõem diante do rebanho” Calvino afirmava que através da exposição da Palavra de Deus, as pessoas são conduzidas a liberdade e a segurança da fé salvadora, dizia também que a verdadeira pregação, tem por objetivo abrir a porta do reino ao ouvinte, isto é, em outras palavras o que ele está a nos dizer, é que as Escrituras Sagradas, devem ser o principal instrumento na condução, consolidação e pastoreamento do povo de Deus.Infelizmente muitos dos nossos pastores são preguiçosos. Na verdade, um bom número de nossos lideres preferem o uso de jargões ou e entretenimento barato, através de apresentações circenses do que pregar INTEGRALMENTE a palavra de Deus.Caro leitor, creio veementemente que Deus não se agrada nem tampouco abençoa pastores desleixados com a pregação da Palavra. O fato da platéia ovacionar alguns destes, não implica especificamente de que Deus aprova o conteúdo do sermão, muito pelo contrário, até porque, o que promove vida e fé, como também mudança radical de comportamento é ação do Espírito Santo através da exposição da Palavra de Deus.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Parabéns ao nosso pastor pelo belo artigo postado!!
    As referências feitas no presente artigo, levantam questões fundamentais no que se refere ao ministério da palavra:
    a) Até que ponto os novos pregadores estão conscios de tão relevante responsabilidade?
    b) O que dizer de congressos atuais, que mais parecem uma "arena" de pregadores, onde só sobrevivem os "melhores"?
    c) O que significaria ser "melhor", do ponto de vista da "platéia", quais os parâmetros e critérios que usam para tal julgamento?
    d) É possível então, pensar que estão sendo formados pregadores cujo norte maior é ser "o melhor"? Melhor do ponto de vista dos "gritos"; Melhor do ponto de vista da estética de suas "griffes"; Melhor do ponto de vista de suas "novidades";

    Que Deus nos guarde de tal espírito, e possamos fortalecer em nossos corações ideais verdadeiramente cristãos, como aqueles que eram sustentados por Weseley, o Metodista: "Meu púlpito é o mundo"!!

Postar um comentário