Sondagem da 'Focus' mostra que 56% da população não confiam na Igreja Católica

terça-feira, 13 de abril de 2010

Após casos de abuso, alemães perdem confiança na Igreja Católica, diz pesquisa
Um em cada quatro católicos do país pensa em sair da igreja.

Sondagem da 'Focus' mostra que 56% da população não confia nela.

A maioria dos alemães não confia na Igreja Católica, e um quarto dos católicos do país pensa em deixar a instituição após a divulgação dos recentes escândalos de abuso sexual envolvendo o clero, mostrou uma pesquisa de opinião.

A pesquisa, a ser publicada na revista Focus na segunda-feira (12), apurou que 56% dos alemães não confia na Igreja após informações de centenas de casos de abuso sexual e de acobertamento por clérigos.
Somente 18% dos alemães têm fé na Igreja, mostrou a pesquisa feita pela Focus com 613 pessoas. Entre os católicos, 26% disseram que pensam em sair da Igreja, o que na Alemanha é uma decisão formal e tem consequências sobre o imposto de renda.

Uma pesquisa semelhante feita em março pela revista "Stern" mostrou que 19% dos católicos alemães pensavam em deixar a Igreja. Milhares deixaram a Igreja no mês passado.

Um disque-denúncia apresentado na semana passada por Stephan Ackermann, bispo de Trier e especialista da Igreja nos casos de abuso, foi inundado com 12.293 ligações e ficou brevemente fora do ar. Apenas 2.670 ligações puderam ser respondidas.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1565211-5602,00.html

0 comentários:

Postar um comentário