terça-feira, 2 de setembro de 2014

NÃO SE DEIXE DOMINAR PELA AUTOPIEDADE, AS DIFICULDADES EXISTEM PARA TODOS!

A minha alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei da amargura da minha alma. Jó: 10.1.
Se fôssemos traçar o perfil de Jó, diríamos que ele foi um homem de muita fé, paciente, perseverante e muito rico, além de ser conhecido pela sua bondade.
Quando ele proferiu as palavras constantes do versículo tema de nosso texto, estava expressando toda a sua frustração pelo sofrimento que estava passando.
Na realidade, ele começou a ser tomado pelo sentimento de autopiedade, pois não conseguia entender os motivos pelos quais estava passando por todas aquelas dificuldades.
Entretanto, neste texto, não queremos refletir sobre os problemas de Jó ou nos motivos pelos quais ele estava vivendo toda aquela situação e sim em uma das conseqüências daquilo que estava acontecendo com ele, a aflição que tomou conta de sua alma, levando-o a sentir pena de si próprio.
Segundo a Wikipedia, a autopiedade é o sentimento, emoção ou comportamento de alguém sentir pena de si próprio diante de um evento estressante.
Era o caso de Jó que, diante dos problemas pelos quais estava passando, sentiu-se fragilizado e amargurado, a ponto de dizer que daria livre curso às suas reclamações.
Entretanto, infelizmente, essa situação que pode ocorrer diante de uma situação estressante, também pode se tornar um padrão de comportamento, ou seja, deixar de ser uma ocorrência transitória e passar a ser um traço da personalidade do indivíduo.
É importante salientar que quando alguém assume este comportamento, de sentir pena de si mesmo, está querendo expressar, de uma forma resumida, uma das seguintes coisas: “Ninguém me ama” ou “A vida é injusta comigo”.
É evidente que este sentimento aflora quando as coisas não estão indo bem, quando não estão dando certo, quando os problemas surgem, ou seja, geralmente, é diante da aflição que o ser humano sente pena de si mesmo.
Neste ponto do texto, seria interessante formular algumas perguntas: Será que tudo o que está acontecendo não tem um propósito para a vida de quem está passando por esta situação? Será que não se tem nada a aprender com esta tempestade? Será que não é Deus que está permitindo tudo isso, pois quer o crescimento espiritual dos envolvidos? Será que não são dificuldades pelas quais a grande maioria das pessoas passa?
Muitas vezes, o aprendizado, o crescimento como ser humano, a mudança de comportamento, a mudança do estilo de vida só acontece assim, infelizmente alguns de nós só entendem desta forma.
Então, a mensagem de gostaríamos de deixar neste texto é que não existe nenhum motivo para alguém sentir pena de si próprio, Deus nos ama e um pai não ajuda a formar o caráter de seu filho somente fazendo agrados, pelo contrário, muitas vezes é necessário dizer não, entretanto, isto não significa que este filho estará só.
É importante salientar que a vida é injusta com todas as pessoas, esperar que algo de bom venha deste mundo é sonhar com o impossível, por isso só existe um refúgio, Deus.
Sendo assim, não se deixe dominar pela autopiedade, as dificuldades existem para todos, não fique imaginando que existe uma conspiração universal para que as coisas sempre dêem erradas somente para você e que determinadas coisas só acontecem com você ou coisa assim.
A vida é difícil para todos, não existe ninguém que não tenha problemas e a grande sacada é entender a forma de lidar com eles e seguir em frente. Pense nisso e deixe o seu comentário.

0 comentários:

Postar um comentário