EXISTEM FORMAS DIFERENTES DE SE LIDAR COM A CULPA?

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

EXISTEM FORMAS DIFERENTES DE SE LIDAR COM A CULPA. QUAL É A SUA?

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a nossa injustiça. 1 João: 1.9.
Existem formas diferentes de se lidar com a culpa, isto é, pode-se considerá-la apenas um sentimento muito ruim ou procurar aprender alguma coisa com ela.
Isto mesmo, a culpa não é de todo ruim, pois ela pode fazer com que uma pessoa mude o rumo de sua trajetória, já que através do arrependimento sincero o homem pode mudar e se libertar de determinados comportamentos.
Entretanto, o que acontece com algumas pessoas é que elas cometem os seus erros, se sentem culpadas, mas não mudam, continuam caminhando dentro dos mesmos conceitos e com o mesmo estilo de vida.
Então, partindo do princípio que o ser humano é falho, está claro que ninguém está livre de cometer os seus erros, porém o que vai determinar o final da história são os efeitos que este sentimento produz na pessoa faltosa.
Existem aqueles que não conseguem admitir que erraram, acham que estão sempre certos, ficam irritados quando corrigidos, procuram responsabilizar os outros por suas atitudes e não conseguem assumir as responsabilidades oriundas dos seus atos.
Num outro grupo se encontram aquelas que pessoas que ficam se condenando pelos seus erros, assumem uma postura totalmente pessimista, tornando-se indivíduos inseguros por conta disso.
Na outra ponta, há aqueles que se isolam e ficam solitários, não permitindo que ninguém se aproxime, pois entendem que assim é a melhor forma de lidar com a sua culpa.
Entretanto, existe outro grupo que se comporta de maneira completamente diferente dos demais, isto é, admite os seus erros, arrepende-se sinceramente de tê-los cometidos, pede perdão a Deus e às pessoas que foram prejudicadas por suas faltas e mudam de comportamento.
A pergunta que fazemos neste ponto deste texto é a seguinte: Qual o grupo que consegue lidar melhor com a sua culpa?
É lógico que é o último, pois aquele que reconhece que errou, confessa este pecado a Deus e, quando necessário aos outros, será perdoado e aceito por Deus, porém o homem, tendo em vista o seu comportamento orgulhoso, não consegue fazer isto e vai vivendo com seus complexos de culpa, que vem e vão, e que não contribuem em nada para o seu crescimento como ser humano.
Para finalizar gostaríamos de deixar neste texto o contido nos 5 primeiros versículos do Salmo 32, que mostram muito bem o que estamos querendo dizer:
“Como é feliz aquele que as suas transgressões são perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim, minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então, reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Confessarei as minhas transgressões ao Senhor e tu perdoaste a culpa do meu pecado”. Pense nisso e deixe o seu comentário.

0 comentários:

Postar um comentário