quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Presença de cristãos cresce 14% na Câmara Federal com a eleição de 80 evangélicos

Os atuais 70 deputados federais cristãos ganharam o aumento de 15% do total dos 513 federais, que representam todos os Estados brasileiros. Com isso, a Frente Parlamentar Evangélica passa para 80. A FPE pretendia chegar a 30% de aumento.
Dos três maiores colégios eleitorais, São Paulo, o primeiro, e Rio, o terceiro, elegeram 14 cada um, seguidos do Paraná, com oito. São Paulo teve o terceiro mais votado, pastor Marco Feliciano, com 398 mil votos.
Os destaques de outras candidaturas de cristãos (evangélicos) ficam por conta de Marina da Silva, membro e muito ativa na AD L-Sul, do Distrito Federal e do presbiteriano e ex-governador do Rio, Antony Garotinho, que perdeu a disputa para o Governo do Estado do Rio. Disputa o segundo turno, o senador Marcelo Crivella, membro da Universal e apoiador da reeleição do Governo federal petista.
Talvez Marina tenha pecado por sua insistência na aproximação de Lula, seu partido e buscas, juntando-se suas indefinições e demora de reação.
Conforme o quadro para 2014, os partidos com maior representatividade são de tendência de esquerda, como o PT-70; PMDB-66 (embora não seja, mas acompanha orientações do Governo petista); PSDB-54; PSD-37; seguidos do PP-36 e PR-34.
Os eleitos de cada Estado
Segue as listas dos cinco primeiros eleitos dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais (Folha-Uol).
SÃO PAULO
Marco Feliciano (PSC), 398.087 votos
Jorge Tadeu Mudalém (DEM), 178.771, Internacional da Graça
Bruna Furlan (PSDB), 178.608
Jeferson Campos (PSD), 160.790, Quadrangular
José Olimpio (PP), 154.597, Assembleia de Deus
Lista dos demais cristãos eleitos, fora de ordem de número de votos
- Paulo Freire (PR)
É pastor da AD em Campinas, ligada ao Belenzinho (Grande São Paulo), que tem como pastor José Wellington Bezerra da Costa, seu pai. É também presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB). Paulo Freire é ainda presidente do Conselho de Doutrina da CGABD, do de Política e ainda mantém liderança reconhecida entre seus pares-parlamentares. Teve expressiva votação, com mais de 100 mil votos.
- Gilberto Nascimento (PSC). É pastor-membro da Assembleia de Deus ligada ao Ministério Nacional (Madureira) e de bom acesso em todas elas, portanto, conhecido em todo o Estado de São Paulo.
- Edinho Araujo (PMDB), presbiteriano e natural de Santa Fé do Sul, foi deputado estadual por várias vezes por São José do Rio Preto, onde também foi prefeito. É presbiteriano.
- Antônio Bulhões (PRB), Universal
- Bruna Furlan (PSDB), Cristã do Brasil
- Marcelo Squasoni (PRB)
- Roberto Alves (PRB)
- Roberto de Lucena (PV), O Brasil para Cristo
- Vinicius Carvalho (PRB)
RIO DE JANEIRO
Clarissa Garotinho (PR), 335.081
Eduardo Cunha (PMDB), 232.708
Sóstenes Cavalcante (PSD), 104.897
Washington Reis (PMDB), 103.190
Rosangela Gomes (PRB), 102.896
Clarissa mostrou-se atuante como vereadora no Rio. É filha do ex-governador Garotinho, que se destacou por sua definição como cristão (evangélico).
Sóstenes Cavalcante foi missionário na Argentina com seu pai, enviados pela Assembleia de Deus carioca. De volta, destacou-se a partir de seu engajamento na campanha pela eleição do pastor Samuel Câmara à presidência da CGADB. Depois passou a assessorar pastor Silas Malafaia, de quem recebeu apoio.
Washington Reis foi membro da AD em Xerém (Pr. Lourival Machado), município do qual foi também prefeito, mas elegeu-se pela Nova Vida.
Arolde de Oliveira (PSD)
Membro da Igreja Batista e dono de uma das emissoras de rádio mais influentes no Rio, em especial entre cristãos, a 93FM e da gravadora MK. É pai da cantora Marina de Oliveira e sempre foi ligado ao Governo do Estado, atuando como secretário.
- Áureo (SD)
- Benedita da Silva (PT)
Presbiteriana e militante histórica do PT, foi senadora e governadora do Rio.
- Ezequiel Teixeira (SD)
Ex-assembleiano implantou a igreja-comunidade Projeto Vida Nova de Irajá, cognominada de ‘a Igreja com Cara de Leão’, bastante difundida no Grande Rio.
- Francisco Floriano (PR)
- Marcos Soares (PR)
PARANÁ
Christiane Yared (PTN), 200.344
Idekazu Takayama (PSC), 192.952, Assembleia de Deus
Delegado Francischini (SD), 169.569, Assembleia de Deus
Marcelo Belinati (PP), 132.817
Sandro Alex (PPS), 116.909
Idekazu Takayama (PSC), 192.952.
Takayama é ex-seminarista do Instituto Bíblico das Assembleia de Deus (bad)-Pindamonhangaba-SP, enviado pela AD em Curitiba (saudoso pastor José Pimentel), destacou-se como pregador em todo o Brasil. Depois de eleito deputado estadual, deixou o calor de suas prédicas para dedicar-se mais à vida parlamentar.
MINAIS GERAIS
Weliton Prado (PT), 196.098
George Hilton (PRB), 146.732, Universal
Stefano Aguiar (PSB), 144.163
Leonardo Quintão (PMDB), 118.170, Presbiteriana
Lincoln Portela (PR), 98.834
ACRE
Alan Rick (PRB)
AMAPÁ
André Aladon (PRB)
AMAZONAS
Silas Câmara (PSD)
Da Assembleia de Deus em Manaus e irmão do pastor Samuel Câmara, líder reconhecido no Brasil. Destacou-e com 166.281 votos e foi o segundo mais votado.
BAHIA
Erivelton Santana (PSC), Assembleia de Deus
Irmão Lázaro (PSC)
Márcio Marinho (PRB), Universal
Sérgio Brito (PSB), Batista
Tia Eron (PRB)
CEARÁ
Ronaldo Martins (PRB)
ESPÍRITO SANTO
Manato (SD), Maranata
Sérgio Vidigal (PDT)
GOIÁS
Fábio Souza (PSDB)
João Campos (PSDB), Assembleia de Deus
MARANHÃO
Cleber Verde (PSDB)
Eliziane Gama (PPS)
MATO GROSSO
Victório Galli Filho (PSC)
MATO GROSSO DO SUL
Embora não tenha elegido nenhum cristão evangélico, conforme informações que temos, registramos a participação na disputa eleitoral do vereador Elizeu Dionizio que, pela primeira vez, disputou eleição fora do município, após ser eleito vereador, com destaque, já em sua primeira disputa.
Com atuação eficaz e reconhecida na Câmara de Vereadores de Campo Grande, o jovem Elizeu promete obter carreira política brilhante, pois chegou a quase 40 mil votos. Elizeu é filho do pastor Antonio Dionizio, homem empreender, dinâmico e de evidente liderança nacional entre as Assembleias de Deus no Brasil, além de diretor da CGADB e presidente da ADM no Estado do Mato Grosso do Sul.
Já o médico Antônio Cruz, proprietário de um hospital em Campo Grande, chegou à suplência, com 34 mil votos.
PERNAMBUCO
Francisco Eurico (PSD)
Reeleito o expressivo segundo lugar do Estado, com 233.797, pastor Eurico recebeu este nome como justa homenagem a um reconhecido missionário sueco, muito respeitado no Brasil, saúdo pastor Eurico Bergsten e que teve efetiva participação nos fundamentos doutrinários da AD pernambucana.
Eurico foi o segundo mais votado e tem representatividade reconhecida, conforme sua expressiva votação. Pastor Eurico, embora perseguido, a partir de uma suposta agressão verbal a apresentadora Xuxa (e que recebe críticas de sua postura, com relação a sua exposição. Ele é membro da AD em Recife e tem o apoio do pastor Ailton Alves.
- Anderson Ferreira (PR)
DISTRO FEDERAL
Ronaldo Fonseca (PROS)
Natural do Mato Grosso do Sul, Ronaldo é pastor da Assembleia de Deus em Taguatinga (DF) e membro da Comissão Política da CGADB.
PARÁ
Julia Marinho (PSC)
Josué Bengston (PTB), Quadrangular
PIAUÍ
Rejane Dias (PT)
RIO GRANDE DO SUL
Carlos Gomes (PRB)
Onyx Lorensoni (DEM), Luterana
Ronaldo Nogueira (PTB), Assembleia de Deus
RIO GRANDE DO NORTE
Antônio Jácome (PMDB)
É membro da Assembleia de Deus em Natal e foi vice-governador do Estado.
RONDÔNIA
Marcos Rogério (PDT), Assembleia de Deus
Nilton Capixaba (PTB), Assembleia de Deus
RORAIMA
Carlos Andrade (PHS)
Johnathan de Jesus (PRB), Universal
SANTA CATARINA
Geovana de Sá (PSDB)
SERGIPE
Laércio Oliveira (SD)
Pastor Jony (PRB)
TOCANTINS
César Halum (PRB).
Leitura
Com a evolução da presença de evangélicos, em oposição ao aumento substancial da abstenção do eleitor, e ainda considerando o distanciamento de membros do partido governista entre os cristãos (evangélicos), tem-se a seguinte leitura: engrossamento da lista dos que querem mudança.
Tudo isso diz respeito à atuação necessária para conter sistemas políticos liberais e progressistas, com notória tendência anarquista, sem nem mesmo escamotear a agressiva tentativa de desconstrução de bases sociais, como a família e de preceitos morais.
As propostas dessas filosofias humanistas – o homem em primeiro lugar – são buscadas como verdadeira obsessão e os cristãos não podem atuar de forma omissa ou passiva, sob o risco do pecado de comissão e omissão. Todos devem atuar com altruísmo, para irradiar luz aos homens.
Some-se a essa arquitetura de mente milenar e não menos tinhosa, a queda de toda e qualquer postura ética, em especial de tudo que procede do dualismo bem e mal, certo e errado (e de todo dualismo), com a clara busca pela destruição de limites elementares para a convivência boa, saudável e respeitosa entre os homens.
Correção e informação
Obs: Caso você tenha informações de outros evangélicos que não constam na lista acima, ou notar alguma informação desencontrada envie-nos, por favor, por meio do email: mesquita.jornalismo@gmail.com

 O mesmo vale para governador-cristão eleito.

0 comentários:

Postar um comentário