PAPA PREOCUPA-SE COM CRESCIMENTO DA IGREJA EVANGÉLICA NO BRASIL

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Papa pede aos bispos brasileiros esforço para 'nova evangelização'
Pontífice recebeu visita dos representantes eclesiais em Castelgandolfo.
Bento XVI citou avanço das igrejas evangélicas e neopentecostais no país.
Do G1, com agências internacionais

imprimir O papa Bento XVI pediu nesta sexta-feira (10) à Igreja Católica do Brasil que não poupe esforços para deter o crescente abandono de fiéis e enfrentar, por outro lado, a rápida expansão das comunidades evangélicas e neopentecostais.

O pedido foi feito durante discurso aos bispos brasileiros, recebidos em Castelgandolfo (a cerca de 30 quilômetros de Roma), na tradicional visita "ad limina" (visita aos túmulos, em livre tradução), realizada a cada cinco anos pelos representantes eclesiais de cada país.

O papa afirmou que a expansão de evangélicos e neopentecostais mostra uma saudável tendência de busca por deus, mas afirmou que ela impõe à Igreja Católica a necessidade de se engajar em uma "nova evangelização".


Papa celebra missa em Castelgandolfo em 15 de agosto. (Foto: Pier Paolo Cito/AP)"É observada uma crescente influência de novos elementos na sociedade, que há poucas dezenas de anos não existiam. Isto provoca um crescente abandono por parte de muitos católicos da vida eclesial ou inclusive da Igreja, enquanto no panorama religioso do Brasil se assiste à rápida expansão das comunidades evangélicas e neopentecostais", explicou Bento XVI.

Segundo o papa, este afastamento se deve a "uma evangelização, em nível pessoal, às vezes superficial".

"Às vezes, os batizados não são suficientemente evangelizados, por isso são facilmente influenciáveis, já que têm uma fé frágil e frequentemente baseada em uma ingênua devoção", acrescentou.

Por isso, o papa instou que "a Igreja Católica se empenhe na evangelização e que não economize esforços na busca de católicos que tenham se afastado ou de pessoas que conheçam pouco ou nada da mensagem cristã".

O Pontífice explicou que, diante "do desafio da multiplicação incessante de novos grupos, nos quais às vezes é feito uso de um proselitismo agressivo", é necessário reforçar o "diálogo ecumênico".

"A falta de unidade (entre as Igrejas cristãs) mina a credibilidade da mensagem cristã divulgada à sociedade", destacou Bento XVI, que acrescentou que, por isso, o diálogo agora "é mais necessário do que nunca".

3 comentários:

  1. MUDANÇA DE LADO.

    Como pode isso estar acontecendo? Conheço pessoas que foram católicos desde sua infância, eram fervorosos devotos de Nossa Senhora Aparecida e de todos os santos católicos. Seguiram esta crença por mais de quarenta anos. Repentinamente mudaram de religião, aquelas imagens de santos que eles adoraram por mais de quatro décadas perdem seus valores, são quebradas e jogadas no lixo. Engraçado aquilo que era sagrado por muitos e muitos anos, repentinamente não tem mais valor nenhum.
    Lá no passado, á quarenta anos atrás, seus país e depois a igreja, lhes ensinaram que santos existiam e faziam até milagres, lhes disseram isso sem mostrarem nenhuma prova da veracidade dos
    fatos, apenas deviam acreditar sem questionar, agora quarenta anos depois, outra seita religiosa lhes fala que Nossa Senhora Aparecida não existe e que santo não tem valor nenhum, dizendo isso também sem apresentar nenhuma prova da veracidade dos fatos, estas pessoas imediatamente sem contestar acreditam, pasmem, estes santos que eles acreditaram por mais de quarenta anos, em muitas ocasiões segundo relatos feitos por eles, Nossa Senhora aparecida e também os diversos santos chegaram até a agraciá-los com alguns tipos de milagres.
    Repentinamente, estes santos e Nossa Senhora Aparecida não representam mais nada e vão diretos para o lixo. Será que todos estão enlouquecendo ou eu sou um cego, ou meu grau de inteligência é medíocre e não consigo ver as coisas claramente.

    Esta Crônicas foi extraída do livro, Crônicas indagações e teorias. Autor Paulo Luiz Mendonça. Editora Scortecci.

  1. MUDANÇA DE RELIGIÃO.

    A mudança de lado, ou seja, a mudança da religião Católica para as ditas evangélicas se dá por falha do próprio catolicismo. O fator principal está em o padre não poder se casar. O padre não podendo se casar diminui a procura pelo sacerdócio, com isso menos jovens se interessam pelo trabalho de evangelização. O padre não podendo se casar se torna mais difícil encontrar pessoas com a eloqüência e poder de comunicação, comunicação esta tão necessária para transmitir os ensinamentos e atrair adeptos, eloqüência esta que se nota nos pastores evangélicos. Na maioria dos casos de mudanças de religião se da pelo fato dos pastores serem bem preparados em oratória, em muitos casos até com artimanhas de convencimento. Há pastores de igrejas evangélicas que levam a sério seu trabalho são verdadeiros discípulos de Cristo, mas há também aqueles que têm uma máquina registradora no lugar do coração só pensam em dinheiro. Todos nós sabemos que existem muitas igrejas que são verdadeiros estelionatos, enganam a fé pública de uma maneira deslavada. Sendo o Brasil um País com seus cidadãos, na maioria com baixa escolaridade, estas pessoas tem mais dificuldade em discernir o que é uma religião séria de uma que deixa a desejar. Não tenho nada com este problema, pois graças a Deus eu não tenho nenhuma religião. Faço este comentário porque tenho dó das pessoas serem enganadas em certas igrejas, sei que é saudável ir à missa ou a um culto evangélico não tenho nada contra, só digo, procurem um lugar onde a palavra de Deus esteja sendo seriamente apresentada sem interesses escusos.
    Conversando com uma amiga a qual era católica e agora esta na igreja quadrangular. Fazendo como sempre minhas pesquisas sobre religião, ouvi com atenção seu relato, segundo suas palavras ela está muito entusiasmada com sua nova religião porque o pastor e muito divertido conta piadinhas faz todos rirem, segundo suas palavras ela acha isso o Maximo. Veja como a coisa funciona ela esta feliz porque o pastor é diferente do padre, o padre geralmente é serio não esta lá para brincar. O pastor usando técnicas de convencimento usa estas artimanhas para arregimentar mais adeptos. Se a igreja Católica continuar teimando em padres não poderem casar o futuro será bem desagradável, pois dia a dia os evangélicos estão tomando conta do povo brasileiro.
    Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro Crônicas indagações e teorias. Editora
    Scortecci.

    Nota, eu prefiro não ser nada a ser falso cristão.

  1. Minhas duvidas.

    Há um Fato nebuloso para mim, nas explicações, dada pelas religiões que se dizem cristã. Por mais que eu procure, por mais que eu pesquise não consigo encontrar o motivo desta afirmação. Dizem os teólogos que Jesus Cristo veio ao mundo para nos salvar, eu pergunto salvar do que, de quem. Qual o perigo que nos ameaça. Eu não vejo nada que está nos pondo em perigo eminente. Este salvamento seria de ordem física ou espiritual. Se for de ordem física o perigo continua, nós estamos correndo risco de morrer durante toda nossa vida, isso fás parte do jogo da humanidade. Se for de ordem espiritual, não cabe a Jesus nem a qualquer tipo de santo ou qualquer tipo de religião que poderá nos salvar. Este trabalho de salvamento espiritual se realmente for necessário, o encarregado de nos salvar somos nós mesmos, nós temos o livre arbítrio, temos a consciência, temos a inteligência e temos também o nosso raciocínio o qual nos da condição de saber o que e o bom procedimento ou o que é mau procedimento. Portanto nós somos uma célula pensante da humanidade como um todo. Se cada um de nós agir de uma maneira correta, justa sem individualismo, sem hipocrisia, sem maledicência, sem egoísmo e amarmos nossos semelhantes como a nós mesmos não precisamos pensar em salvação pois já estaremos salvos pela nossa conduta irreprochável do bem viver. Religião é para os que não sabem se conduzir por si próprio é para os que não usam seu raciocínio de maneira lógica e coerente, os que usam lógica e coerência durante toda sua vida não precisa de nenhuma religião para os salvar. Esta historia de nos salvar foi criado pelas religiões, isso nos induz a procurar uma delas para nos conduzir pela vida. Quem precisar, se sentir fragilizado que procure uma, mas muito cuidado com a escolha.
    Paulo Luiz Mendonça autor do livro Crônicas, indagações e teorias. Editora Scortecci

Postar um comentário