Personal Profect - Quando a fé é terceirizada!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Há alguns meses fui surpreendido por mais uma daquelas tristes novidades que infelizmente acontecem com alguns evangélicos. Confesso que fiquei chocado ao ouvir pela boca de um pastor amigo a mais recente modalidade ministerial e eclesiástica: O “personal profect”.Pode até parecer loucura mais é isso mesmo que você acabou de ler. Se não bastasse a significativa quantidade de absurdos que percebemos em alguns de nossos arraiais, ultimamente tem surgido em nossos templos pessoas que em nome de uma espiritualidade saudável se auto-intitulam guias e orientadores do rebanho de Cristo. Tais indivíduos fundamentam seus comportamentos no desenvolvimento da sociedade e modernidade, onde em virtude de fatores mais distintos, sentem-se necessitados em contratar especialistas em determinada área no intuito único de satisfazer suas necessidades humanas.Diante disto, alguns podem até afirmar: para que orar? Pra que me relacionar com Deus se eu tenho alguém que pode fazer isto por mim? Basta solicitar ao meu profeta pessoal a orientação desejada que rapidamente terei as minhas respostas.O pior amado irmão é que do jeito que a coisa anda daqui a pouco vamos ler nas páginas dos principais jornais o seguinte anuncio: “Ofereço serviço de profeta. Oro por você, leio a bíblia para você e ainda lhe dou a resposta de seus para os seus problemas. Obs: Cobro abaixo da tabela”.Queridos, a fé, bem como a nossa relação com Cristo, jamais poderá ser terceirizada. Ninguém, absolutamente ninguém, pode se interpor na minha relação com Deus. Jesus Cristo, nosso Senhor, morreu na cruz do calvário para que cada um de nós desfrutasse de momentos de absoluta intimidade com o Pai. Deus não deseja que terceirizemos nossa relação com ele, antes pelo contrario, o que pretende é desenvolver conosco íntima relação, onde a oração, a leitura da Palavra e a comunhão com o Espírito Santo sejam marcas indeléveis de um povo que ama a Deus.

Vitória sobre a ansiedade.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Estima-se que pelo menos 10% da população mundial seja portadora de distúrbios associados a ansiedade, entre eles a síndrome do pânico e as fobias. Por causa do prejuízo que impõe à vida dos indivíduos, o transtorno vem ganhando atenção da ciência. A Revista Veja publicou um estudo da Universidade do Sul da Califórnia, onde mostrou pela primeira vez que, em altas doses e de maneira crônica, a ansiedade é suficiente para provocar infartos até mesmo em indivíduos que não pertencem a nenhum grupo de risco associado a doenças cardíacas. Morrer de ansiedade, portanto, não é apenas uma expressão: trata-se de uma possibilidade real. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam por doze anos um grupo de 735 homens saudáveis. Com idade média de 60 anos, eles tiveram seus hábitos monitorados por questionários e foram submetidos a exames médicos periódicos. A metodologia permitiu aos pesquisadores avaliar o efeito da ansiedade sobre o coração de duas formas: isoladamente e em conjunto com outras variáveis, como hábitos de comportamento e índices metabólicos. O resultado do trabalho mostrou que os indivíduos excessivamente ansiosos – com ou sem outras características que elevam a propensão a doenças cardíacas – têm entre 31% e 43% mais probabilidade de sofrer um infarto do que pessoas com um grau de aflição normal.
Caro leitor, no Sermão do Monte, Jesus afirmou que não deveríamos ficar ansiosos pela nossa vida. O ensino bíblico é que deveríamos confiar no suprimento do Senhor quanto às necessidades básicas, tais como alimentos, roupas e saúde. Temos um Pai celestial, disse Jesus, que sabe aquilo de que precisamos e irá suprir todas as nossas necessidades. Em suas epistolas, tanto Pedro como Paulo repetiram esta conclusão: “Não andeis ansiosos de coisa alguma” (Fl 4:06; I Pd 5:07) em lugar disso, devemos lançar diante de Deus as nossas petições, mediante orações, súplicas e ações de graça, esperando assim, experimentar a paz de Deus que excede a todo entendimento.
Muitas vezes a aflição e angústia que sentimos são decorrentes da ansiedade que acomete nossos corações. O estado de apreensão ou aflição que experimentamos, em determinadas situações quase sempre é devido a um afastamento de Deus. Isto se deve a falta de reconhecimento da soberania e superioridade do Senhor sobre todos os nossos problemas e adversidades. Quando o homem se afasta de Deus, é inevitável a intensificação da ansiedade.
É absolutamente possível que Abraão tenha se sentido ansioso mediante a demora da promessa de Deus se cumprir em sua vida. Contudo, não percebemos a ansiedade como um fator predominante na personalidade de Abraão. Na verdade, excluindo-se o episódio em que ele cedeu à pressão de Sara para que se deitasse com Hagar, não nos parece que em algum outro instante de sua trajetória a ansiedade o tenha enredado.
Ora, acredito que a tranqüilidade de Abraão se deva ao fato de ele ter desenvolvido ao longo da vida o hábito de levantar altares ao Senhor. Você já se deu conta de que a oração é o melhor antídoto para combater ansiedade?O estado de ansiedade pode impulsionar-nos a tomar decisões precipitadas. Quantas vezes falamos o que não devíamos ou agimos impensadamente? Se soubermos lidar com este sentimento, com certeza evitaremos aborrecimentos, além, obviamente, de colhermos os mais deliciosos frutos por termos aprendido a confiar exclusivamente no Senhor

Não deixe o trem da fé descarrilhar

terça-feira, 28 de julho de 2009

Tenho andado por vários lugares neste país e visto o quão sofrido e carente se encontram o nosso povo. Na verdade, é impossível diante da dor e sofrimento de centenas de pessoas, não lembrarmos as palavras do apostolo Paulo: “Como Ouvirão se não há quem pregue?” Ora, nas ruas, nos becos, nos guetos, gente de todo tipo encontram-se desesperadas por uma mensagem de esperança e salvação. Junta-se a isso o fato de que na maioria das igrejas somente 10% dos membros estão envolvidos no serviço cristão, o que proporciona uma enorme demanda de trabalho.Caro leitor, como tenho falado, lugar de trem é no trilho, isto é, o papel do cristão é engajar-se na igreja e servir seu Senhor. No entanto, por fatores diversos, inúmeros crentes têm abandonado nas prateleiras da fé, dons e talentos. Diante disto, tenho incentivado a alguns pastores e lideres a arregaçarem as mangas e dedicar-se com afinco na missão de reconduzir os desanimados da fé aos trilhos da esperança.Creio piamente que o cristão pró-ativo sente uma enorme satisfação em servir seu Senhor, e que viver uma vida inoperante na Casa de Deus, contribui significativamente para o adoecimento da alma e das relações.Isto posto pergunto: Que tal novamente colocar o trem no trilho?Pense nisso!

QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CORAÇÃO!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Há pouco fui convidado para ser preletor de um importante congresso de missões. Lembro que ao chegar ao local do evento fui levado a uma sala onde se encontravam alguns dos conferencistas. De modo rápido e prático cumprimentei os presentes, no entanto, não pude deixar de reparar em um rapaz que estava sentado no sofá. Logo que eu o vi, imaginei que fosse uma pessoa com sérios problemas neurológicos. Para piorar a situação, o rapaz era tatuado, cabeludo e se vestia de uma forma estranhíssima.Naquela noite dirigi-me ao local de reunião para ouvir a palestra que seria aplicada por um pastor que até então não conhecia. Depois de algumas canções, nosso anfitrião, convidou o pastor fulano de tal para subir a plataforma. Para minha surpresa o preletor da noite era o cabeludo tatuado. Claro que imediatamente fiz caras e bocas pensando com meus botões: Pode porventura vir alguma coisa boa de “Nazaré”?Cheio de preconceitos preparei-me para ouvir a mensagem. Ao abrir a boca, senti que o cabeludo tatuado era extremamente capacitado ao oficio da pregação. Durante 50 minutos ouvi um sermão inteligentíssimo e com muita graça de Deus. Ao final do culto, fui constrangido pelo Senhor em virtude da minha atitude extremamente preconceituosa. Na verdade, eu havia julgado o rapaz pelo seu jeito e forma de vestir e não pelo seu conteúdo.Caro leitor, por acaso você já percebeu que em alguns momentos da vida somos extremamente preconceituosos? Pois é, por fatores incompreensíveis achamos que Deus se encaixa somente em nossos costumes e cultura e que em virtude disto ele jamais usaria pessoas de “tribos” diferentes.Prezado cara pálida, por favor não esqueça que nosso Deus é livre e soberano. E como tal Ele usa quem quer!A Deus toda glória.

A graça barata e o Jesus bonachão do movimento gospel.

domingo, 19 de julho de 2009

Infelizmente o evangelho pregado nos últimos anos por parte de alguns dos evangélicos nos tem feito ruborizar. Isto porque, em nome de um Cristo bonachão, proclama-se um cristianismo permissivo, onde quase tudo é lícito ou admitido. Mediante a pregação deste tipo de evangelho, o adultero jamais é confrontado, o sexo antes do casamento é permitido, e a Santa Palavra de Deus relativizada. Para os adeptos deste tipo de teologia a graça é barateada, mediante a justificação do pecado, sem contudo, com que isso justifique o pecador. Além disto, a graça barata é a pregação do perdão sem a exigência de arrependimento, batismo sem compromisso, comunhão sem confissão, absolvição sem contrição.A graça barata se manifesta em convites quase que desesperados para que se aceite a Cristo como salvador. A graça barata é humanista, simplista e mágica. A graça barata não exige “metanoia” por parte do pecador, antes pelo contrário, sua exigência se fundamenta no aprendizado do “evangeliques”, onde o interessado efetiva sua "matricula" na classe daqueles que querem mandar em Deus através de decretos e ordens espirituais. A graça barata é a graça das campanhas, das correntes, da troca do anjo da guarda, da barganha com Deus, da febre do gospel. A graça barata é parceira do paganismo, do ecumenismo sincrético e do culto ao corpo.Caro leitor, confesso que este tipo de graça não tem graça, até porque, esta graça jamais foi à graça ensinada por nosso Senhor e pelos apóstolos. Chega de baratearmos bem como relativizarmos a graça de Cristo. Mais do que nunca somos chamados pelo nosso Senhor a anunciarmos o evangelho integral, não permitindo com que conceitos anti-cristãos façam parte do conteúdo de nossas mensagens.

Você desceria do salto?


Há alguns anos estive a visitar a famosa Ópera do Arame, um dos lugares mais bonitos da agradável cidade de Curitiba. Naquela época para adentrar ao monumento, bem como desfrutar de tudo aquilo que ele oferece, torna-se indispensável atravessar uma ponte de ferro, cujo piso é cheio de pequenos buracos. Na verdade, tais orifícios têm a finalidade de proporcionar ao visitante, a ampla visão de um grande lago, o qual compõe um dos cenários mais belos dos quais já tive o privilégio de ver. Num determinado momento do passeio, percebi que certa moça tinha uma enorme dificuldade de atravessar a ponte, isto porque, o sapato que usava possuía um grande salto, o que fazia com que não conseguisse equilibrar-se adequadamente. Diante da impossibilidade de caminhar, ela tinha duas opções: a de tirar os sapatos e ir descalça até ao grande teatro, ou de continuar calçada e não desfrutar da beleza do lugar.
Depois de pensar alguns minutos a jovem senhora desistiu de atravessar a ponte. Diante do fato lembrei-me imediatamente da existência de pessoas que não conseguem descer do salto em hipótese alguma, isto porque, para elas torna-se difícil despojar-se de sua arrogância e auto-suficiência.
Ora, quantas pessoas, em virtude de sua empáfia, preferem ficar calçadas a desfrutarem de momentos belíssimos na vida? Caro leitor, tenho entendido que um espírito altivo, arrogante e auto-suficiente tem a enorme capacidade de impedir-nos de desfrutar do melhor de Deus.
E você? Já desceu do salto?

Bíblia mais antiga volta a ser reunida online

terça-feira, 14 de julho de 2009


Bíblia mais antiga volta a ser reunida online
Da Reuters

Por Stefano Ambrogi
LONDRES (Reuters) - As partes sobreviventes da mais antiga Bíblia do mundo serão reunidas online na segunda-feira, o que gera excitação entre os estudiosos bíblicos que continuam tentando desvendar seus mistérios.
O Codex Sinaiticus foi manuscrito por quatro escribas gregos em couro animal, um material conhecido como velino, na metade do século 4, mais ou menos no período em que o imperador romano Constantino, o Grande, adotou o cristianismo como religião oficial do Estado.
Nem todo o documento sobreviveu aos estragos do tempo, mas as páginas que o fizeram incluem todo o Novo Testamento e a cópia sobrevivente mais antiga dos Evangelhos escritos em diferentes momentos depois da morte de Cristo pelos quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.
As 800 páginas e fragmentos que restam da Bíblia --a qual originalmente tinha 1,4 mil páginas-- contêm igualmente uma cópia do Velho Testamento. A outra metade se perdeu.
"O Codex Sinaiticus é um dos mais antigos tesouros escritos do mundo", disse Scot McKendrick, diretor de manuscritos ocidentais na British Library.
"Esse manuscrito de 1.600 anos de idade oferece um vislumbre sobre o desenvolvimento do cristianismo em seus primeiros anos e provas em primeira mão de como o texto da Bíblia foi transmitido de geração em geração", disse.
Os textos incluem numerosas revisões, acréscimos e correções realizados ao longo de sua evolução.
"O Codex é provavelmente o maior livro encadernado a ter sobrevivido", afirmou McKendrick, informando que cada página tem 40 centímetros de altura por 35 de largura.
"Em termos críticos, ele marca o claro triunfo dos códices encadernados sobre os rolos (de papiro) --um importante marco para determinar a maneira pela qual a Bíblia cristã veio a se transformar em texto sagrado", acrescentou.
Os textos são uma compilação de seções detidas pela British Library, de Londres; pelo mosteiro de Santa Catarina do Sinai, no Egito; pela Biblioteca Nacional da Rússia e pela biblioteca da Universidade de Leipzig, na Alemanha.

O rapaz da rosca e arte do empreendedorismo.


Hoje pela manhã ouvi a história de Erisvaldo. Erisvaldo tem 36 anos e é natural do Crato no Ceará. Há três anos ele chegou ao Rio de janeiro e para sobreviver começou a trabalhar numa padaria. Pouco tempo depois, ele resolveu empreender o seu próprio negócio. Na humilde cozinha de sua casa em uma comunidade pobre, Erisvaldo começou a fritar roscas, comercializando-as no centro da cidade. Com bom humor, intrepidez e coragem, o rapaz alcançou notoriedade vendendo duzentos e cinqüenta roscas por dia, proporcionando recursos suficientes para sustentar toda a sua família.
A história de Erisvaldo nos mostra a existência de pessoas que através de atos práticos rejeitaram a idéia da “gabrielização da vida”. Para estes, o empreendedorismo é o passo certo diante das incertezas de um mercado que constantemente encontra-se em crise.
Diferente de milhares de pessoas neste país, Erisvaldo em vez de acomodar-se ante as dificuldades, encarou o desafio da subsistência de frente, acreditando que é possível viver dignamente com trabalho, dedicação e honestidade. Ouso afirmar que como Erisvaldo boa parte daqueles que resolveram empreender entenderam que até podem ter nascido assim, no entanto, viver e morrer assim, jamais.
E você de que forma tem lidado com a crise? Será que se acomodou a ela, ou tem pensado em novas estratégias capazes de alterar o rumo de sua vida? lembre-se que a acomodação em muitos casos poderá lhe trazer algumas consequências sériisimas.
Pense nisso!

Latoya Jackson: “Michael foi assassinado por um grupo de pessoas”

domingo, 12 de julho de 2009

Latoya Jackson: “Michael foi assassinado por um grupo de pessoas”
Segundo a irmã do cantor, houve uma conspiração para matar o astro. Ela acusa um grupo que estava interessado no dinheiro de Michael
REDAÇÃO ÉPOCA

Polêmica Irmã de Michael diz que cantor morreu na cama do médico que vivia com ele
Latoya Jackson é a capa de dois dos principais jornais sensacionalistas britânicos neste domingo (12), o "News of the World" e "The Mail on Sunday". Nas entrevistas, a irmã do astro do pop afirma que Michael foi assassinado e diz saber quem são os assassinos. "Houve uma conspiração. Acho que foi tudo pelo dinheiro. Michael valia mais de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 2 bilhões) em ativos por direitos de difusão musical e alguém o matou por isso. Valia mais morto que vivo", diz a irmã mais velha do cantor ao jornal "News of the World". Latoya diz ainda que o suposto assassinato foi cometido por um “grupo de pessoas”, porém, não cita, em nenhum momento, os nomes das pessoas envolvidas na “conspiração”. Ainda segundo Latoya, esse "grupo de pessoas" teria roubado US$ 2 milhões em dinheiro e várias joias da casa de Michael. Ela ainda diz que essas pessoas o viciaram em drogas e o isolaram de sua família e amigos "para que se sentisse só e vulnerável". A irmão de Michael diz também que o astro não queria fazer a série de 50 shows que estavam programados para acontecer em Londres no mês de julho. Segundo Latoya, as apresentações eram um meio desse “grupo” continuar a ganhar dinheiro. "Há menos de um mês, eu disse que pensava que Michael ia morrer antes das atuações de Londres porque estava rodeado de gente que não abrigava as melhores intenções em seu coração", diz Latoya.
Saiba mais
Latoya também afirma que o cantor não morreu em sua cama como foi divulgado. Segundo ela, Michael morreu na cama do médico que vivia com ele, Conrad Murray, que ela acusa de desaparecer do hospital ao qual o astro foi levado assim que ela começou a fazer-lhe perguntas sobre o que havia acontecido. Ela ainda diz que insistiu para que fosse feita uma segunda autópsia no corpo do cantor ao perceber que Michael tinha várias picadas nos braços e no pescoço. Segundo ela, o resultado dessa análise “será um choque” para todos quando for divulgada. As declarações de Latoya tornam-se públicas depois dois dias depois que o chefe da Polícia de Los Angeles admitir que o assassinato é uma das linhas de investigação da morte de Michael.
Solidão
Em suas declarações, Latoya descreve Michael como uma pessoa "muito dócil, calada e carinhosa, da qual as pessoas se aproveitavam". "Nunca achei que Michael vivesse até ficar idoso", continua a entrevistada, dizendo que Michael Jackson era "a pessoa mais só do mundo" e que "antes ou depois ia lhe acontecer algo terrível".

MUSICA PARA O DIABO

sábado, 11 de julho de 2009

“A murmuração é música para o Diabo”.Thomas Watson
O que fez com que o povo de Israel, a priori não herdasse a terra prometida, dentre outras coisas, foi o espírito de murmuração existente no arraial, no período em que eles peregrinavam pelo deserto.A geração do deserto fora uma geração de insatisfeitos. Nada os satisfazia, reclamavam de tudo e por tudo. Queixavam-se pela falta de carne, dizendo que no Egito comiam com fartura, reclamavam do Maná que caía diariamente dos céus, blasfemavam contra o Senhor afirmando ser aquilo um vil pão. Não foram poucas as vezes que eles resmungaram da escassez de água, da jornada cansativa, do calor do deserto, das dificuldades do caminho etc. Você já se deu conta de que existe gente que nunca está satisfeita com nada?Veja bem, uma das coisas que mais entristecem Deus é insatisfação promovida pela murmuração. Isto porque, quando murmuramos, afirmamos categoricamente que não acreditamos na soberania de Deus em nossas vidas.Lembremos-nos do episódio ocorrido com Paulo e Silas na cidade de Filipos. Lá estavam eles, pregando o evangelho com intrepidez, libertando os cativos do diabo com autoridade e recebendo como pagamento afrontas, açoites e flagelos no corpo. Entretanto, em vez de reclamarem de Deus, ou chiarem por causa do sofrimento imposto, diz a Bíblia que tanto Paulo como Silas, evidenciaram com maturidade uma espiritualidade saudável, mediante às atitudes de oração e louvor. Ora, diz o texto que por volta da meia-noite eles oravam e cantavam louvores a Deus.“Por volta da meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas; soltaram-se as cadeias de todos”.(Atos 16:25-26)Humanamente falando, Paulo e Silas poderiam ter reclamado com Deus dizendo: Puxa Senhor, nós não merecíamos isso! Estávamos fazendo a sua obra! Isto não é justo! Temos andado corretamente em seus caminhos, temos sido fiéis em todo tempo, por que o Senhor permitiu isto? Pelo contrário, eles não entorpecerem a alma com amarguras e azedumes, mas oraram e cantaram louvores a Deus, demonstrando assim, uma absoluta confiança no Senhor.Em casos como este, podemos afirmar convictamente que quem canta os seus males espanta!Assim como o apóstolo Paulo, Abraão foi um excepcional homem de Deus. Em nenhum momento, a Bíblia nos mostra ele reclamando da vida, da demora de Deus, ou das circunstâncias adversas. As Escrituras só nos trazem elogios quanto a sua postura diante das dificuldades. Nos 25 anos em que Deus retardou o cumprimento da promessa, em nenhum momento vemos Abraão embriagado pelo espírito da murmuração.Lembre-se de que as murmurações de Israel diante das dificuldades fizeram com que uma geração inteira não pudesse experimentar os frutos da terra prometida.Tenho notado a existência de pessoas que preferem permanecer em uma “aparente situação de tranqüilidade” a ter que atravessar o deserto árido. Este tipo de pessoa se contenta com o pouco que tem preferindo o comodismo medíocre da situação a ter que enfrentar o calor escaldante do deserto. Ora, ninguém gosta de passar por privações na vida, entretanto, é importante que entendamos que sem a experiência do deserto, não nos é possível crescer no conhecimento de Deus, porque, é na aridez do deserto que nos deparamos com o cuidado do Senhor para conosco, suprindo sobrenaturalmente todas as nossas necessidades. E quando isto acontece, somos envolvidos pela certeza de que os seus caminhos são perfeitos. E de que ninguém é tão grande e poderoso como o nosso Deus.“Não ponhamos o Senhor a prova, como alguns deles fizeram e pereceram pelas mordeduras da serpentes. Nem murmureis como alguns deles murmuram, e foram destruídos pelo murmurador”. I Coríntios 10:11

Se Cristo tivesse entrado em sua vida tudo poderia ter sido diferente.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Morreu nesta quinta-feira, em São Paulo, de complicações em decorrência de Aids, o travesti André Albertini, que no ano passado se envolveu em uma confusão com o jogador Ronaldo Fenômeno, do Corinthians. André Luiz Ribeiro Albertini, seu nome no registro de identidade, morreu no Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini, em Mauá. André estava há dois dias internado na unidade. A mãe dele, Sônia Regina Maria, confirmou que André contraíra o vírus HIV em 2006, com um parceiro no Rio. André ficou conhecido após protagonizar um escândalo com o Fenômeno e mais dois travestis, em abril de 2008, num hotel da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Ele acusou o jogador de não pagar o programa e de ter usado drogas. Mas depois recuou e admitiu ter inventado toda a história.
Confesso que recebi com pesar e tristeza a noticia da morte deste rapaz. Tenho plena convicção que se Cristo tivesse entrado em sua vida, seu fim poderia ter sido bem diferente. Infelizmente André teve uma existência marcada pela prostituição onde a imoralidade sexual nitidamente apontava para a escravidão do pecado.
Caro leitor, como muito bem afirmou Hernandes Dias Lopes, o pecado é uma fraude. Promete prazer e paga com o desgosto. Faz propaganda de liberdade, mas escraviza. Levanta a bandeira da vida, mas seu salário é a morte. Tem um aroma sedutor, mas ao fim cheira a enxofre. Só os loucos zombam do pecado. O pecado é perverso. Ele é pior do que a pobreza, do que a solidão, do que a doença. Enfim, o pecado é pior do que a própria morte. Esses males todos não podem destruir sua alma nem afastar você de Deus, mas o pecado arruína seu corpo, sua alma e afasta você eternamente de Deus.Pense nisso!

O RELATO DE UMA INFÂNCIA INTERROMPIDA

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Na cerimônia fúnebre do cantor Michael Jackson um discurso me chamou atenção. A atriz Brooky Shields em tom emocionado, diante de milhões de pessoas compartilhou um pouco da sua relação de amizade com o rei da pop. No seu discurso Brooky afirmou: "Nós dois tivemos de agir como adultos muito cedo. Mas, quando estávamos juntos, éramos apenas crianças se divertindo", disse. "Nunca trabalhamos juntos, nunca nos apresentamos juntos, nunca dançamos no mesmo palco (...), nunca gravamos um vídeo, uma música juntos. Tudo o que fizemos foi rir."
Michael Jackson ao longo dos anos deu inúmeras entrevistas dizendo que teve que entrar na vida adulta cedo demais. E é claro, que o fato de ter deixado de viver a infância como uma criança comum, contribuiu para os seus distúrbios emocionais. Era nítido que ele não queria ter crescido, e que se pudesse viveria eternamente como um menino.
Caro leitor, infelizmente essa sociedade tem como uma de suas marcas a precocidade infantil. A cada ano que passa, as crianças desse novo tempo vem abandonando praticas da meninice em detrimento de uma maturidade abstrata e superficial. No afã da maturação, muitas vezes incentivados por seus pais, tais crianças, cedo, param de brincar de boneca, de botão, de bola, de pique, e outras coisas mais.
É claro e notório que o lúdico, a fantasia, e as brincadeiras possuem um papel fundamental no desenvolvimento da psiquê humana. Na verdade, os momentos em que as crianças passam se divertindo brincando umas com as outras, contribuem para se desenvolverem tanto emocionalmente como intelectualmente.
Infelizmente a mídia tem tido um papel absolutamente desagregador em nossa sociedade, desconstruindo assim valores indispensáveis à saúde humana. É inegável que os meios de comunicação ao longo dos anos imprimiram cada vez mais em nossas crianças a aceleração do descobrimento e afloramento precoce da sensualidade e sexualidade. Basta repararmos nas meninas que cada vez mais cedo, abandonam a brincadeira de boneca em detrimento do namoro com um menino. Em contra-partida ao focarmos na garotada logo percebemos que as brincadeiras saudáveis cederam lugar aos vídeos games e jogos eletrônicos que corroboram para o adoecimento da mente e do corpo.
Criança tem que ser criança! Viver o lúdico, a fantasia, desfrutar do riso, da alegria. Até porque, quando isso não acontece, a criança emocionalmente adoece.
Acredito que os pais possuem papel fundamental no resgate de valores da moralidade. E para tanto é indispensável que entendamos que a televisão foi feita para entretenimento do povo e não para ser babá eletrônica de nossos filhos. É imperativo e necessário também que entendamos que queimar etapas em vez de significar promoção social, representa regressão emocional para muitos de nossos infantes.

De monstro a santo basta um ponto


De monstro a santo basta um ponto.
Ontem o mundo parou para assistir a cerimônia fúnebre do cantor Michael Jackson. Durante algumas horas, cantores, artistas, religiosos e familiares cantaram e discursaram para milhões de pessoas falando das virtudes do rei do pop. Interessante é que até pouco tempo, Michael era tido como pedófilo e louco, no entanto, bastou que a morte chegasse para que o monstro se transformasse em santo.
Pois é, a mesma sociedade que outrora o repudiava, agora o canoniza e santifica. Os críticos musicais que o haviam abandonado, falam dele como um símbolo de uma geração. A família que o tratava com desdém e desprezo agora derrama lágrimas de desespero pela sua perda.
Mundo estranho esse não é verdade? Bastou a morte chegar que as opiniões a respeito de Michael mudaram da água para o vinho. O louco virou santo, o excêntrico coitado, o dependente de medicamentos em vitima do show business, o pecador em inocente.
Os homens são voláteis e mudam de opinião com uma facilidade impressionante, já o Criador dos céus e da terra é imutável. Michael Jackson chegou diante do Rei dos reis, e lá seus pecados e transgressões não puderam ser maquiados. Diante do Senhor Michael foi Michael, nada mais do que Michael, e como Michael indesculpável.

Pense nisso!

DE UMA LIÇÃO DA EBD PARA QUEM VOCÊ AMA

segunda-feira, 6 de julho de 2009

No lugar de deixar seus filhos à mercê de jogos e literaturas improdutivas e até perniciosas, porque não presenteie eles com uma Revista da Escolça Bíblica Dominical? insentive-os a frequentar as aulas dominicais, venha com eles

VOCÊ TEM IDO COM SEUS FILHOS À ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL


Escola Dominical Ateísta Uma Estratégia Maligna


Uma estratégia maligna.Tenho pregado em inúmeras igrejas das mais variadas denominações em boa parte de deste país. Em cada comunidade tenho procurado conversar com os pastores a respeito da EBD, e para minha surpresa, muitos têm compartilhado a idéia de que Escola Bíblica Dominical encontra-se em declínio em suas igrejas locais.Segundo estes, a razão para o esvaziamento da EBD se deve a dificuldade dos membros assistentes em organizar sua agenda e tempo, o que evidentemente, corrobora para o esvaziamento de suas classes dominicais.Contrapondo-se aos cristãos tupiniquins, pais ateus, com uma ótica diferente da vida, têm levado aos domingos pela manhã seus filhos a escolas humanistas visando ensiná-los a não existência de Deus. É exatamente isso que a Revista Time (1) publicou em seu periódico, o qual reproduzo abaixo:
Segundo a Time, pais não cristãos tem entendido a importância de levarem seus filhos a centros humanistas onde possam aprender a como refutar os argumentos religiosos dos cristãos. De acordo com o Instituto para Estudos Humanistas, 14% dos americanos professam não terem nenhuma religião, e entre a faixa etária de 18 a 25 anos, a proporção sobe para 20%. A vida destas pessoas seria muito mais fácil, do que a dos ateus adultos, dizem, se eles aprendessem desde cedo como responder à maioria dos cristãos nos E.U.A.
É importante as crianças não parecerem estranhas, diz Peter Bishop que conduz a classe teen no Centro Humanista em Palo Alto. Outros dizem que a instrução semanal apóia a posição que é natural não acreditar em Deus e lhes dá um lugar para reforçar a moralidade e valores que eles querem que as crianças deles tenham.O programa pioneiro em Palo Alto começou há três anos atrás, e comunidades em Phoenix, Albuquerque, N.M., e Portland, Orengo, planejam começar trabalhos semelhantes na próxima primavera. O movimento crescente de instituições para crianças de famílias de ateus também inclui Acampamentos de verão em cinco estados mais Ontario, e a Academia Carl Sagan, na Flórida, a primeira escola pública Humanista do país que abriu com 55 crianças no outono de 2005. Bri Kneisley que enviou o filho Damian de 10 anos, acampar em Ohio neste último verão, dá as boas-vindas ao senso de comunidade que estas novas escolhas lhe oferecem: Ele é uma criança de pais de ateu, e ele não é o único no mundo.
Kneisley, 26 anos, uma estudante da Universidade de Missouri, diz que percebeu que Damian precisava aprender sobre secularidade depois que um vizinho lhe mostrou a Bíblia. Damian era bastante convicto quando esse sujeito lhe contou esta surpreendente verdade que eu nunca tinha compartilhado com ele, diz Kneisley. Na maioria dos acampamentos tradicionais, o filho dela amava canoagem, além disso, o acampamento ateísta ensinou para Damian pensamento crítico, religiões mundiais e de livres-pensadores (um termo que engloba ateus, agnósticos e outros racionalistas) como o abolicionista negro Frederick Douglass.
O Programa Palo Alto Family usa música, arte e discussão para encorajar expressão pessoal, curiosidade intelectual e colaboração. Em um domingo de outono apode-se encontrar até uma dúzia de crianças de até 6 anos de idade e vários pais que tocam instrumentos de percussão e cantam hinos como Ten Little Indians, em vez de canções como Jesus me ama. Em vez de ouvirem uma história da Bíblia, a classe é Stone Soup, uma parábola secular.
No corredor na cozinha, as crianças mais velhas se concentram em uma conversação Socrática com o líder Bishop. Ele tentou conseguir que eles vejam como as pessoas são coagidas a renunciar as convicções delas e que poderiam não mudar as mentes delas de fato mas poderiam estar reagindo, uma lição importante para jovens ateus jovens que podem sentir pressão para confessarem acreditam em Deus.
Pais de ateu apreciam este ambiente. Isso é por que Kitty, uma atéia que não quis revelar o último nome para proteger a privacidade das crianças dela, traz à classe de Bishop toda semana. Depois que Jonathan, 13, e Hana, 11, nasceram, Kitty diz que ela se sentia socialmente isolada e até mesmo pensou em experimentar levá-los à igreja. Mas eles estão tendo discussões racionais, então mais confortáveis no Centro Humanista. Eu sou uma pessoa que não acredita em mitos, Hana diz. Eu aprecio bastante à evidência.
Pois é, enquanto isso neste tupiniquim país, em detrimento do movimento gospel, seguimos em frente, negligenciando a Bíblia e a Escola Dominical, fazendo atos proféticos, sincretizando o evangelho, além obviamente de dançar e cantar em boates gospel como se a vida fosse um grande mar de rosas.Deus tenha misericórdia desta nação.

Com Cristo no barco tudo vai muito bem!

domingo, 5 de julho de 2009

Com Cristo no barco tudo vai muito bem!
Por acaso você já percebeu que a vida às vezes nos reserva tempestades sombrias? Já se deu conta que a existência humana se dá sobre montes e vales, e que muitas das vezes enfrentamos forças invisíveis que nos tentam fazer desistir de nossos sonhos e ideais?
Infelizmente não são poucas as vezes que titubeamos diante das pressões. Isto porque, o inimigo de nossas almas, tenta semear em nossos corações sementes de incerteza e incredulidade. Todavia, são em momentos como estes que necessitamos nutrir os nossos corações da convicção de que ainda que não pareça, Cristo continua firme guiando nossos barcos. Essa afirmação me faz lembrar de uma canção bem antiga cantada pelas crianças em nossas igrejas:“Com Cristo no barco tudo vai muito bem, vai muito bem, vai muito bem. Com Cristo no barco tudo vai muito bem e passa o temporal”.
Querido amigo, ao longo dos anos tenho aprendido que o Deus o qual servimos é livre para nos ensinar aquilo que quer e do modo que quiser. No processo pedagógico de Deus torna-se necessário com que algumas vezes enfrentemos tempestades, até porque são através delas que aprendemos que jamais devemos desistir, antes pelo contrário, devemos depositar aos pés daquele que tudo pode, nossas inqueitações e ansiedades na certeza de que no tempo certo ele promoverá o escape.
Lembre-se portanto de uma coisa: Deus está no controle da sua vida, nada absolutamente nada foge ao seu domínio, ele é Senhor sobre tudo e todos. As Escrituras Sagradas nos ensinam que Deus é absolutamente Soberano. Como o Deus Todo-poderoso, Ele governa o mundo. Ele é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Altíssimo Deus. A Ele pertence todo poder e toda autoridade para fazer o que lhe agrade em cima nos céus e em baixo na terra. O mundo e tudo que nele há é o Seu mundo. Toda criatura é controlada por Sua soberana vontade e poder.
Isto posto, não desanime, antes pelo contrário, nutra o seu coração de fé na certeza de que aquele que começou a boa obra em sua vida, o fará no final de tudo mais do que vencedor.
A Ele toda glória!

Eu não acredito em contingências.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Eu não acredito em contingências.

Eu não acredito em contingências. Eu não acredito em imprevistos, nem tampouco em acontecimentos que fujam aos propósitos eternos do Criador. Nosso Deus é bom e tem controle sobre todas as coisas, e absolutamente nada foge aos seus desígnios. As Escrituras afirmam que o governo está em suas mãos e que Ele possui domínio sobre tudo aquilo que acontece no céu e na terra. O Deus Todo-Poderoso governa o mundo. Ele é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Altíssimo Deus. A Ele pertence todo poder e toda autoridade para fazer o que lhe agrade. O mundo e tudo que nele há é o seu mundo e toda criatura que nele vive é controlada por sua soberana vontade e poder.As tragédias da vida não fogem a onisciência do Criador. Os desastres naturais, bem como a queda de aviões não podem em hipótese alguma surpreender ao Todo-Poderoso. Como Senhor, ele rege os acontecimentos, fazendo dos dramas da existência um profícuo instrumento de amplificação, cujo propósito é falar ao coração dos homens sobre a brevidade da vida e a sandice de viver sem Cristo.Tenho plena convicção de que o meu Redentor governa soberanamente. Do Gênesis ao Apocalipse, Ele se revela como o sustentador do universo. Acreditar nesta verdade me proporciona a certeza de que absolutamente nada foge ao seu conhecimento. Ele é o único e Soberano senhor!A Ele toda glória.

SUPERABUNDANTE GRAÇA

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Graça superabundante graça!
"Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Rom. 5:8).Hoje no meu momento devocional fiquei a pensar na morte e ressurreição do meu Senhor. Enquanto orava fui tocado pelo Espírito Santo que inundou o meu coração de gozo e alegria. No mesmo instante fui levado a pensar no que seria da minha vida se Cristo não tivesse me salvado. Prezado leitor confesso que serei eternamente grato ao meu Salvador que me elegeu e predestinou à vida eterna. Eu era pecador, depravado em essência e comportamento, andava errante seguindo o curso deste mundo, fazendo a vontade da carne e servindo ao deus deste século, todavia, mediante sua infinita graça Cristo me deu vida libertando-me definitivamente do poder do diabo.Assim como milhões de crentes espalhados pela terra, posso afirmar que sou um dos Seus eleitos. Sou escolhido de Deus e precioso, salvo por sua vontade e graça. Louvo a Deus porque minha salvação não dependeu de mim nem tampouco de minhas obras. Louvo ao Senhor por sua graça irresistível, pelo seu amor imensurável, pelo perdão das minhas inúmeras transgressões. ALELUIA! Em Cristo, por Cristo e mediante Cristo eu posso cantar com alegria e júbilo no coração que a minha salvação foi por graça, superabundante graça.Louvado seja o Senhor que venceu a morte e que vive pelos séculos dos séculos. Bendito seja Deus que reina majestosamente sobre poderes e principados. Exaltado seja o Cordeiro de Deus que morreu em meu lugar concedendo-me a vida eterna. Engrandecido seja o Rei que Governa SOBERANAMENTE sobre terra e céus.A Ele seja a glória, o louvor, a honra para todo sempre, amém!