Sobre a tragédia da Igreja Renascer em Cristo.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Neste domingo o país foi surpreendido pelo desabamento do teto do templo da Igreja Renascer em Cristo em São Paulo. Os números da tragédia definitivamente chocaram a nação, deixando perplexos milhões de pessoas em todo território nacional. Na ocasião 09 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas no pior desastre ocorrido a uma igreja evangélica brasileira.Pois é, como costumo dizer, tragédias fazem parte da vida, e o fato de sermos crentes não nos isenta da possibilidade de enfrentá-las em nosso cotidiano. Entretanto, os adeptos da teologia da prosperidade ou confissão positiva, acreditam veementemente que não existe maldição sem causa, e que o fato de alguma tragédia sobrevir a alguém se deve àquilo que chamam de “legalidade”, ou seja: em virtude de um pecado ou alguma coisa contrária a vontade de Deus, as desgraças aparecem. Ora, ao contrário disto, Jesus disse que a chuva cai sobre bons e maus e que o fato de termos nos tornado seus discípulos não nos livra de aflições.Caro leitor, independente de sermos crentes ou não, a vida nos reserva altos e baixos; sombras e luzes; vitórias e derrotas; alegrias e tragédias! Aliás, tragédias são indescritíveis. Elas não têm hora para chegar, não pedem licença e sem que as autorizemos abruptamente invadem nossas vidas interrompendo sonhos, projetos e ideais.Tragédias nos provam, nos sacodem existencialmente, violentam a alma. Tragédias possuem a cruel capacidade de sugar de nossos corações a expectativa de um mundo melhor.Ninguém deliberadamente em sã consciência projeta tragédias para suas próprias vidas. Na verdade, cada um de nós sonha e pensa no melhor de Deus. Isto porque, nosso desejo é vivermos sob as bênçãos do Senhor desfrutando das benesses do Todo-Poderoso em todos os instantes da existência. Por acaso você já pensou o quão maravilhoso seria se tudo realmente fosse assim? Infelizmente a vida não é um mar de rosas, até porque, existem instantes na caminhada que a tragédia arromba as portas da nossa casa levando-nos ao pranto e desespero.Em situações como estas é comum o questionamento: “Por que Senhor? O que fizemos para merecer tal coisa?”Ora, não quero ser simplista em tentar explicar tragédias, até porque, nem sempre nos é possível fazê-lo. Todavia, as Sagradas Escrituras nos apontam um Deus soberano que tudo sabe e tudo vê, e que por entrelinhas nos ensina a confiar exclusivamente nele.
Deus não é um déspota masoquista que tem prazer na dor e no sofrimento dos homens. Nosso Senhor, usa nossas agonias e angustias no intuito de que o conheçamos melhor.Na verdade, são em momentos de adversidade que podemos sentir de perto os braços acolhedores do pai.O Deus da Bíblia não nos abandona em meios aos tsunamis da vida. Ele aproveita cada momento, para nos enviar sinais do seu grande amor, cuidando afetuosamente dos nossos corações, confortando-nos e ministrando o consolo do Espírito Santo.
Que o Senhor nosso Deus possa consolar os que sofrem.
Pense nisso!

0 comentários:

Postar um comentário